Street Style and Fashion

Opulência com Valentim Quaresma

Valentim Quaresma SS 2018

As peças luxuosas e vanguardistas de Valentim Quaresma tornaram-se uma marca distintiva sobre as passarelas de Lisboa. Seja bronze oxidado, filigrana de  industrial ou lâminas finas de filme radiográfico – nas mãos de Valentim Quaresma, um rebelde designer de joias e acessórios, não demora muito para que matérias-primas tornem-se objetos de puro desejo.

Tendo trabalhado como designer sob a asa da matriarca da moda portuguesa Ana Salazar entre 1990 e 2010, foi em 2008 que Quaresma decidiu lançar a sua própria marca. Apenas três anos mais tarde – após a exibição da sua coleção “Alchemy” estrear no Museu do Design e da Moda em Lisboa, Quaresma tornou-se uma adição fixa e bem-vinda ao calendário da ModaLisboa.

Desde então transformou-se, de certa forma, em um pioneiro dos acessórios portugueses no circuito global da moda, constantemente a criar novos territórios para futuros designers de joalharia e acessórios. As coleções de Quaresma foram apresentadas no Bread and Butter Barcelona, no Cesis Fashion Art Festival, na Letónia, no Bijhorca, em Paris, e na bienal MoBa, em Arnhem, entre muitos outros.

Maestro de Materiais

Em cada coleção, Quaresma nunca falha em reinventar os seus materiais de maneira inovadora e atraente, de tal forma que os seus shows continuam a ser um dos mais aguardados a cada temporada. Sua coleção de Outono/Inverno para 2017, intitulada “History”, evocou imagens de vários períodos ao longo de todo o século passado incluindo a era Vitoriana, o movimento Punk, a revolução industrial da década de 1920 e as decorações Arte Deco.

As peças incluíam camadas escalonadas de filme radiográfico ajustadas ao tronco, lado a lado com jóias Vitorianas reconstruídas. Jóias aninhadas em torno da cabeça, e descendo sobre a frente do corpo, contra vestes pretas subtis e uma marcante maquilhagem. Por vezes, as peças faziam menção à forte beleza da arquitetura gótica, antes de efetuarem uma transição para gargantilhas e colares mais minimalistas, mas sofisticadas. Em certo momento, o público deparou-se com volumosas silhuetas de penas e, seguidamente, com a simplicidade dos drapeados de couro e fivelas de prata em cintos re-trabalhados.

Com acentuado contraste, a sua mais recente coleção “Carnal” foi tocada por uma influência oriental com ênfase no luxo, atenção aos detalhes e o romantismo evocativo da cultura japonesa. Contra uma tela brocada de tons de preto, dourado e avelã e roupas de malha, Quaresma enviou a sua própria e imaginada gangue do que em certos momentos poderia ser considerada uma rapariga Harajuku mais sombria, sedutora e má. Muito má. Tranças e coques fortemente presos combinaram-se com brincos em  espessas argolas de prata.  

Os modelos masculinos apresentaram vários piercings em cada orelha, dos quais pendiam brincos que formavam colares parecidos com teias de aranha feitas de prata. Foram incorporadas fotografias tanto nas pesadas pulseiras colocadas sobre os punhos, como nos arreios sobre o corpo, com formas que se assemelhavam a estilhaços de espelhos.

Não sabemos quanto a ti, mas nós estamos muito entusiasmados para ver o que virá com esse exclusivo #StreetStyleRebel.

Encontra Valentim Quaresma em #StyleOutLoud, no dia 8 de Março, no Teatro Capitólio, onde ele vai estar com Ana Matronic, do Scissor Sisters, para criar uma nova experiência de música e de estilo. Se não comprastes teus bilhetes ainda vais encontrá-los em promoção de último minuto por 14,99 €.

Valentim Quaresma SS 2018

Valentim Quaresma SS 2018

Valentim Quaresma SS 2018

Valentim Quaresma SS 2018

Valentim Quaresma SS 2018

Valentim Quaresma SS 2018

Valentim Quaresma SS 2018

Valentim Quaresma SS 2018

Valentim Quaresma SS 2018

Valentim Quaresma SS 2018

Valentim Quaresma SS 2018

Valentim Quaresma SS 2018

Photos: Ugo Camera, (c) ModaLisboa

Subscribe to our #StyleOutLoud Newsletter

Get exclusive offers and never miss the hottest music and street style news!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *