Music

Style Check com Surma

Surma

Considerada “a maior esperança da música pop portuguesa” pela Musikexpress e outros publicações internacionais, Surma tem uma reputação a manter. Mas quem conhece a modesta e extremamente encantadora Débora Umbelino – nome verdadeiro da jovem de 22 anos – sabe que ela não se preocupa com rótulos.

Originária de Leiria, uma pequena cidade no centro de Portugal, Surma escolheu Lisboa para iniciar a sua carreira profissional. Frequentemente comparada com Joanna Newsom, a sua aguda voz de anjo permite sonhar ao ouvir as suas músicas.  Não admira que festivais internacionais de renome como South by Southwest (SXSW), Eurosonic and Reeperbahn Festival queiram um “pedaço” dela.

No que diz respeito ao seu som característico, Surma faz questão de estar envolvida em todo o processo. Com um background em contrabaixo numa escola de jazz, a artista desenvolveu um interesse em dominar o máximo de instrumentos possível. Deste modo, podemos encontrá-la a misturar a sua guitarra e baixo através de amostras eletrónicas, aproveitando ao máximo o loop dos pedais.

Esta situação é melhor ilustrada através do seu álbum de estreia intitulado “Antwerpen”, lançado em 2017 pela Omnichord Records. A artista confessa que o ano que passou a gravar o álbum foi extremamente intenso. Muitas das suas músicas ganharam vida na estrada, num rodopiar constante entre concertos e sessões de gravação em estúdios.

De facto, cada música no álbum possui um nome com um idioma diferente, contribuindo para acentuar essa sensação nómada. Por mais desafiante que tenha sido, a experiência de gravar “Antwerpen” mostrou-se globalmente como uma jornada profunda para a artista tanto a nível pessoal como criativo e certamente fez virar cabeças na indústria da música. Este mês, Surma encontra-se lado a lado com nomes como The XX, King Krule e Fever Ray como candidata ao IMPALA European Album of the Year Award de 2018, provando que o seu sucesso não é apenas sorte de iniciante.

Estamos super entusiasmados por receber Surma no Style Out Loud e preparámos algumas perguntas para esta artista multi-talentosa.

Descreve o teu estilo numa frase 

“Devias tentar ver algo real e estranho”

Na tua opinião, qual a conexão entre Moda e Música? 

Moda e Música para mim têm uma conexão essencial! Uma sem a outra não faz sentido! Para mim é como que um puzzle, se uma estiver de fora perde-se a essência genuína de tudo.

Como expressas a tua personalidade através da moda?

Misteriosa e discreta misturado com um pouco de estranheza 

Uma música que te faz sentir imediatamente num desfile de moda!

Kiasmos – Looped! Sem sombra de dúvida! Quando ouço esta música a minha cabeça entra automaticamente no modo de dança! Até a auto estima sobe.

Quais os teus 3 ícones de Moda? 

  • Twiggy
  • Peggy Moffitt
  • Penelope Tree

Ouça Surma tocar no Style Out Loud no Teatro Capitólio dia 8 de Março em Lisboa. Visite Eventbrite para uma edição limitada de bilhetes com um preço especial.

Ouça a playlist exclusiva de Emmanuelle para o Style Out Loud aqui:

Subscribe to our #StyleOutLoud Newsletter

Get exclusive offers and never miss the hottest music and street style news!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *